Wednesday, January 10, 2007

foto by jesus

Suja e Encardida, Sampa fascina
São Paulo é feia e pronto! É Suja, sem nenhuma beleza natural, caotica e desigual. Vive castigada pela tom cizento dos velhos prédios do centro e pelo marrom de seus rios-esgotos.
Existem sim as partes verdes, mas elas são poucas e de dificil acesso para a maioria do povo. Existem também a parte colorida, são os milhares de anúncios de produtos e ofertas que enchem de esperanças os olhares daqueles sofridos trabalhadores que voltam esmagados pra casa. Mas esse colorido está diminuindo, e com muita rapidez. Já é possivel notar nas grandes avenidas os efeitos da lei municipal mais radical dos ultimos anos: os anuncios estão sendo tirados mesmo, até aquele gigante que ficava no Playcente, quem diria, também foi tirado. Sinceramente... a principio, eu mesmo, senti uma certa falta daqueles sorrisos tão bem produzidos pela publicidade.
Mas, vão-se os anuncios e ficam os grafites, aqueles desenhos distorcidos cheios de frases de dificil entendimento que querendo ou não contribuem para a harmonia da paisagem urbana de São Paulo. Fica também a audácia dos pinxadores. Esses seres extremamente vaidosos são certamente frutos dos tons cinza e marrom que eu citei no começo.
Deixando as cores de lado, São Paulo é na minha opinião a cidade de maior liberdade e respeito do Brasil. Tanta difrença faz com que todos se sintam a vontade, como num bar no meio da galaxia. Igualzinho aquela cena do filme "O EXTERMINADOR DO FUTURO aonde aparece um boteco cheio de criaturas bizarras. A discriminação contras as bichas, os baianos e os japas, ganhou com o tempo, um certo tom de humor. E já que não há muita beleza na luz do dia, durante a noite Sampa ofereçe aos corpos cansados todo o fascinio dos seus neons. Mesas, cadeiras e alcool para uma longa reunião. Cavernas e mais cavernas recheadas de drogas e sexo casual. Wuh! Quanto prazer!
Por tudo isso, por que motivo abandonar um mundo tão fascinante?
Faltou muita coisa eu sei, a cultura por exemplo...
Na proxima eu falo da Rua Augusta.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

demais !! demais....

é bem isso mesmo jesus

falow

6:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

vou falar a verdade, nao li oque vc escreveu, mas a imagem vale TUDO
DAora eu amo isso

7:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Num fui pra Virada...
q posso dizer:perdiiiiiiiiiii!!!
mas as suas fotográfias me contaram um pouco do q foi esse movimento lindo em comunhão a cultura...
AAahh ano q vem...
Abraços pequeno...
Fotográfo-poéta

12:31 PM  

Post a Comment

<< Home